10 maneiras práticas de manter o foco para concluir as suas tarefas

0
7

Ser mais produtivo é um objetivo que muitos colocam a si próprios. No entanto, com tantas tarefas a acumularem-se, não é tão fácil encontrar formas de se organizar para conseguir concluir seus deveres com êxito. Por isso, manter o foco nas suas atividades é essencial. Se quer saber de que forma o pode fazer, consulte 10 conselhos práticos para manter o foco e concluir as suas tarefas:

1. Comece cedo
Mesmo que acordar um pouco mais cedo lhe possa parecer um grande sacrifício, tenha em mente os seus objetivos e os resultados positivos que poderá alcançar se o passar a fazer. Se quer ser mais produtivo nas suas tarefas, acordar 5 minutos mais cedo pode fazer toda a diferença no seu dia a dia.

2. Faça primeiro a tarefa mais difícil
Se começar a realizar as suas tarefas a partir da mais complicada, livrar-se-á mais rapidamente de um obstáculo, ficando livre para continuar as suas atividades, e ao mesmo tempo vai sentir-se mais motivado por ter concluído uma atividade complicada.

3. Divida o seu tempo
Até mesmo as pessoas mais dedicadas e produtivas reservam parte do dia para um pequeno intervalo. Isso é possível porque dividem os seus horários de maneira correta, ponderando também a quantidade de tempo que demoram a realizar cada tarefa e reservando momentos livres para lazer.

4. Faça listas de tarefas
Com uma lista de tarefas, conseguirá manter o foco nas suas atividades com muito mais facilidade, além de ser uma ótima maneira para se organizar. Anote tudo o que vai ter que fazer ao final do dia e, se houver tempo livre, registe também as tarefas que já sabe que vai ter que fazer ao longo da semana.

5. Não tente ser multitarefas
Realizar diversas atividades ao mesmo tempo prejudica sua atenção e compromete a qualidade do trabalho realizado. Por isso, se realmente deseja ter foco para terminar mais rapidamente as suas tarefas, dedique o seu tempo a um trabalho de cada vez.

6. Atribua pequenos prêmios a você mesmo
Sempre que você tiver um dia produtivo no qual conseguiu finalizar todos os seus deveres, encontre uma forma de premiar o seu bom trabalho para se sentir mais motivado a continuar assim. Pense em algo que você gosta de fazer e dedique seu tempo a isso. Afinal, você é um merecedor.

7. Exercício físico
Praticar exercício físico diário também pode ajudá-lo a manter o foco. Fazer com que o seu corpo esteja mais ativo proporcionará uma sensação de bem-estar que possibilitará um sentimento maior de motivação e também fará com que a sua mente esteja mais atenta.

8. Planeie
Planear é essencial para poder organizar as suas obrigações e ser bem sucedido ao concluí-las. Sabendo quais são os seus prazos, conseguirá gerir melhor a sua rotina para que possa realizar as tarefas atecipadamente.

9. Controle o seu sono
Não tente ser mais produtivo passando noites a fio acordado. Isso só vai prejudicar o seu foco e a sua saúde física. Por isso, gira o seu tempo para que possa dormir a quantidade de horas adequada.

10. Conheça os seus limites
Nem todas as pessoas conseguem ser produtivas todos os dias. Isso não é um problema; é uma característica. Por isso é importante que conheça os seus limites. Se sabe à partida que costuma demorar mais tempo a realizar uma tarefa, do que um colega de trabalho, não se preocupe. Tenha apenas em mente o foco que deve dedicar às suas atividades para que elas possam ser concluídas da melhor forma.

Fonte: Universia Portugal

Deixe uma resposta