A vida não é fácil. As coisas nem sempre são como esperamos ou queremos. Nossos planos podem ser distorcidos a qualquer momento e depois a frustração acontece. Quanto mais cedo aceitarmos, melhor.
Ainda assim, a vida também traz momentos maravilhosos, alegrias e surpresas que valem a pena. A chave para não perder o equilíbrio emocional é encher nossa mochila com ferramentas para a vida, para que possamos lidar melhor com os momentos difíceis e desenvolver a disposição certa para aproveitar os bons momentos. Assim, essas sentenças duras, mas realistas, se tornam pequenas doses de resiliência.

Confira algumas frases que o ajudarão a ser mais resiliente:

1. “A realidade é aquilo que, mesmo quando você deixa de acreditar, continua a existir e não desaparece” – Philip K. Dick

Este escritor de ficção científica não era famoso precisamente por seu otimismo, mas nos deixou uma frase muito verdadeira: a realidade não atende às nossas expectativas, por isso não faz sentido fechar os olhos e negá-la. É melhor praticar a aceitação e seguir em frente.

2. “Podemos fugir da realidade, mas não podemos fugir das consequências de fugir da realidade” – Ayn Rand

Este filósofo que defendeu o egoísmo racional nos alerta para as consequências de negar a realidade e olhar para o outro lado. A longo prazo, é uma estratégia mal-adaptativa porque os eventos seguem seu curso e, mais cedo ou mais tarde, teremos que lidar com eles. O problema é que quanto mais demorarmos a encontrar soluções para os problemas, mais eles crescerão e mais profundas serão suas ramificações.

3. “Você não precisa fazer nada, isso também é uma decisão. Mas você terá que assumir as consequências de suas decisões “- Andrea Owen

Entre todas as decisões possíveis, podemos decidir não fazer nada. É uma saída válida quando estamos confusos, mas não deve se tornar uma estratégia comum de enfrentamento, já que a evasão também tem consequências. E enquanto nós podemos decidir ficar de braços cruzados, não podemos escapar das consequências do caminho que escolhemos. É tomar as rédeas em nossas mãos ou deixar as circunstâncias decidirem por nós.

4. “A catástrofe que tanto o preocupa é menos horrível na realidade do que na imaginação” Wayne W. Dyer

Muitas vezes, nosso pensamento se torna nosso pior inimigo. Diante de um problema, o pensamento assume vida própria e começa a imaginar os piores cenários possíveis, gerando grande inquietação e ansiedade. No entanto, esta frase realista nos lembra que muitas vezes esses pensamentos recorrentes negativos nos fazem mais mal do que enfrentar a realidade.

5. “A dura verdade é que quanto mais você ficar preso em sua história, culpando suas circunstâncias, mais você vai repetir essa história e mais você vai se apegar a ela” – Andrea Owen

Essa frase nos confronta com nossa tendência de procurar culpados e ficar presos no círculo de reclamações. Essa atitude fará com que os problemas que reclamamos se repitam constantemente, adquirindo formas diferentes, simplesmente porque estamos produzindo eles mesmos.

6. “A vida só pode ser entendida olhando para trás, mas você só pode viver olhando para o futuro” – Soren Kierkegaard

Uma das frases mais interessantes de Soren Kierkegaard nos convida a refletir sobre a importância de fazer as pazes com nosso passado para entender como chegamos a um certo ponto de nossas vidas e, a partir daí, focar no futuro. Não podemos ir muito longe se olharmos continuamente para trás.

7. “Eu aprendi que você não pode voltar atrás, que a essência da vida está indo para a frente. A vida, na realidade, é uma via de mão única “- Agatha Christie

Esta frase dura mas realista nos lembra que não faz sentido viver com os olhos fixos no passado, porque muitos dos erros que cometemos não podem mais ser corrigidos. No entanto, podemos aprender a lição para não cometer erros novamente.

8. “Não importa o quão ruim as coisas fiquem, você sempre pode piorá-las” – Randy Pausch

Às vezes nos queixamos das circunstâncias, simplesmente porque elas não fluíram de acordo com nossos desejos, sem perceber que tudo poderia piorar ainda mais. De fato, nossa atitude negativa, teimosia ou obstinação é muitas vezes o que cria novos obstáculos e nos impede de resolver problemas.

9. “A razão pela qual as pessoas acham tão difícil ser feliz é porque elas sempre se lembram do passado melhor do que eram, veem o presente pior do que é e pensam que o futuro é mais complicado do que será” – Marcel Pagnol

Este romancista francês nos dá uma frase que nos retrata perfeitamente. Muitas vezes somos nós, em nossa mente e com nossa atitude, que criamos os problemas ou os agravamos, pensando que todo o tempo passado foi pior e que o futuro não nos traz nada de positivo. No entanto, essa tendência à retrotopia (a desilusão frente ao futuro), como Zygmunt Bauman descreveu, é o caminho mais direto para a insatisfação.

10. “Nós não vemos as coisas como elas são. Nós vemos as coisas como somos “- Inmanuel Kant

Esta frase muito verdadeira do filósofo idealista coloca o foco em nós, convidando-nos a assumir a responsabilidade por nossos pensamentos e reações. Apesar de reclamar sobre a vida e as circunstâncias, o fato é que tudo passa pelo crivo de nossas emoções, expectativas, crenças e pensamentos, tantas vezes, que criaram uma tempestade num copo de água. Estar ciente deles nos permitirá assumir uma perspectiva mais equilibrada.

11. “Incerteza é a única certeza que existe. Aprender a viver com insegurança é a única segurança que podemos alcançar “- John Allen Paulos

Esta frase dura, mas realista, que muitas vezes nos recusamos a aceitar, diz-nos a ilusão de segurança com as quais nos envolvemos, e como isso nos impede de desenvolver as medidas necessárias para lidar com a incerteza e insegurança ferramentas, que são as duas únicas constantes na nossa vida. Tudo pode mudar de um momento para o outro em nossas vidas, não faz sentido se agarrar a mais títulos que podem desaparecer. Faz mais sentido se preparar para as mudanças e eventualidades que, mais cedo ou mais tarde, vão bater à nossa porta.

12. “Se você não gosta de onde você está, mova-se, você não é uma árvore” – Jim John

Esta frase realista ataca com a sua simplicidade, por isso pode praticamente tornar-se um mantra para tempos difíceis. Isso nos alerta sobre nossa tendência de ficarmos presos em uma zona de conforto onde não somos felizes, mas tudo é conhecido. Às vezes é necessário reunir coragem suficiente para sair dessa situação e tudo irá melhorar.

13. “Procure uma luz em vez de eternamente amaldiçoar a escuridão” – Provérbio chinês

Esta frase realista da sabedoria chinesa também nos encoraja a assumir o controle de nossas vidas, a parar de chorar sobre o leite derramado para assumir uma atitude proativa e lutar pelo que realmente queremos.

14. “Toda vez que você escolhe a segurança, você está reforçando um medo” – Cheri Huber

A transformação e o crescimento estão fora da zona de conforto. No entanto, toda vez que apostamos na segurança, escolhemos o caminho conhecido, porque é o mais confortável, estamos reforçando um medo. Desta forma, corremos o risco de restringir cada vez mais o círculo em que nos movemos, limitando-nos a nós mesmos como pessoas.

15. “Todas as pessoas morrem, mas nem todas vivem de verdade” – William Ross Wallace

Este poeta nos alerta para uma verdade que às vezes não queremos reconhecer: cada minuto que passa é um minuto a menos que temos pela frente. Podemos fazer algo com a nossa vida ou podemos viver morrendo lentamente, nos condenando ao círculo de nossas certezas, onde nada muda e nada cresce.

16. “No final, não importa quantas vezes você respirou, mas quantos momentos lhe tiraram o fôlego” – Shing Xiong

Esta frase dura mas realista nos lembra que você não tem que contar os dias, mas faça cada dia contar. No final, não nos lembraremos da rotina, mas dos momentos em que vibramos, daqueles momentos que nos tiraram o fôlego e que permaneceram marcados em nossa história de vida.

17. “Você precisa passar algum tempo rastejando sozinho nas sombras para realmente apreciar o valor de estar ao sol” – Shaun Hick

No budismo, as sombras e o sol são uma coisa vista de diferentes perspectivas e essenciais para avaliar os contrastes. Embora muitas vezes nos queixemos das adversidades, também nos ajuda a valorizar e aproveitar os melhores momentos ainda mais. Podemos reclamar quando as coisas correm mal, ou podemos aproveitá-las para obter experiência, para que quando as coisas vão irem melhor, elas brilharem muito mais.

18. “Você não está no mundo para satisfazer as expectativas dos outros, mas você não deve esperar que o mundo satisfaça o seu também” – Fritz Perls

Com esta frase dura mas realista, o criador da Terapia Gestalt nos convida a refletir sobre nossas expectativas, que em muitos casos é nossa principal fonte de sofrimento e  laços. Quanto menos expectativas tivermos, mais livres e mais equilibradas seremos. Não devemos nos sentir obrigados a atender às expectativas dos outros e nem sentir que o mundo deve cumprir com nossas expectativas.

19. “Preocupe-se mais pelo seu caráter do que pela sua reputação, porque seu personagem é o que você é, enquanto a reputação é apenas o que os outros acreditam que você é” – John Wooden

Preocupar-se com o que os outros pensam e tentar agradar a todos, é a maneira mais direta de ser infeliz. Devemos nos conectar com o nosso interior e saber o que queremos, independentemente das pressões sociais, ou acabaremos vivendo a vida que os outros projetaram para nós.

20. “Nunca é tarde demais para se tornar a pessoa que você quer ser” – George Eliot

Finalmente, um raio de sol e esperança: nunca é tarde demais para mudar, para ver o mundo de forma mais positiva, para deixar para trás um mau hábito e desenvolver uma potencialidade. A decisão está em nossas mãos.

Fonte: https://www.rinconpsicologia.com

Compartilhar
Psicólogo. Idealizador do Pensamento Líquido. Apaixonado por filmes de terror, seriados, animes, mangás e livros de aventura. Não dispensa uma boa comida e bebida na companhia de amigos, especialmente se for pra curtir um bom e velho rock n roll.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Insira seu nome aqui