Os transtornos de ansiedade são uma das psicopatologias mais comuns. Estima-se que 25% das pessoas experimentam em algum momento de sua vida um transtorno de ansiedade. Portanto, é provável que, se você não sofre, conhece alguém que sofre deste problema. A situação é tão grave que a ansiedade tem sido identificada como a “epidemia silenciosa do século.”

A pessoa que sofre de ansiedade, experimenta uma angústia permanente da qual não consegue se livrar, embora ela saiba que muitas das preocupações que o afligem não são racionais. O ansioso vive uma vida de expectativa contínua, sempre esperando que algo ruim aconteça. Obviamente, este nível de tensão é muito desgastante e acaba afetando o indivíduo, não só do ponto de vista emocional, mas também física.

Interagir com pessoas ansiosas também é complicado, porque eles podem ser facilmente irritáveis e tomar decisões por impulsos. Além disso, sua apreensão pode se tornar muito chata e desgastante. A chave no entanto, reside na compreensão, em ser capaz de colocar-se no lugar do outro.

Melissa McGlensey, editora do The Mighty, decidiu pedir às pessoas que vivem com ansiedade para descrever suas condições. Suas palavras podem nos ajudar a entender os estragos que causa esse distúrbio e como eles se sentem. Podemos colocar-nos por um momento em seu lugar.

1. “Nós não precisamos de alguém para olhar para nós como se fôssemos loucos. Precisamos de alguém que seja compreensivo “- Kristen Cunningham

Às vezes o melhor bálsamo para curar as feridas da alma é a compreensão. Às vezes, só temos de estar lá, mostrar que podem contar conosco, ouvir sem críticas, sem recriminações, sem queixas.

2. “Eu estou sendo atacado por algo que não consigo escapar” – Sherri Paricio Bornhoft

Essa pessoa não escolheu a ansiedade em vez foi a ansiedade que a escolheu. A pessoa ansiosa quer se livrar desses sintomas desconfortáveis, mas não sabe como fazer e ao tentá-lo, volta a experimentá-los. Às vezes pode se sentir como se estivesse preso em um labirinto sem saída, porque muitas vezes, depois de um período de estabilidade, sofre uma nova recaída.

3. “Às vezes até mesmo a tarefa mais simples me satura” – Rhonda Bodfield

A ansiedade é um monstro que rouba nossa energia. Em muitas ocasiões, a pessoa ansiosa é dominada por tarefas aparentemente simples, porque eles não sabem por onde começar ou surgem preocupações sobre as coisas que podem dar errado, paralisando-o. Nesse caso, a melhor opção é não criticar ou tentar minimizar o problema, mas apenas lhe dar uma mão para que você possa concluir a tarefa.

4. “O fato de eu não conseguir explicar os sentimentos que causam minha ansiedade não tornam eles menos válidos” – Lauren Elizabeth

Uma pessoa que vive com ansiedade acha difícil colocar em palavras o que ele sente. No entanto, isso não torna as suas preocupações e sentimentos menos real. Na verdade, a tendência para minimizar o status dos seus problemas causa mais mal do que bem. A pessoa ansiosa não precisa de alguém para dizer-lhe que o que ele sente não é real, mas alguém que lhe de apoio.

5. “Toda a lógica do mundo não vai diminuir o ritmo acelerado do coração batendo no meu peito” – Rebecca V. Cowcill

Pessoas que sofrem de ansiedade muitas vezes têm ataques de pânico. Nesses momentos seu coração acelera, eles têm dificuldade para respirar e medo de morrer. Estes sintomas intensos causam um curto circuito emocional. O cérebro emocional assume e transforma a parte racional. Assim, mesmo que a pessoa ansiosa possa ser perfeitamente consciente de que tudo está em sua mente, isso não é o suficiente para parar os sintomas.

6. “Eu sei que me preocupo com coisas ridículas, mas eu não posso evitar” – Erika Myers Strojny

As pessoas ansiosas tendem a se preocupar com detalhes que são insignificantes para a maioria. Isso acontece porque estão sempre afrente dos acontecimentos e fazem previsões com os piores cenários. No entanto, o fato de que eles estão conscientes disso, não significa que eles podem evitá-lo, por vezes, é como se as suas preocupações tomassem vida. Então, o melhor que podemos fazer é ajudá-los a dar o primeiro passo, sem recriminação.

7. “Só porque você não entende o que significam meus medos, não significa que eles não são reais” – Vicki Happ

O fato de que nós não compartilhamos dos mesmos sentimentos ou preocupações da pessoa ansiosa, não significa que eles não existem. Quando algo é real em sua mente, torna-se real em sua vida diária. Se pensarmos que não podemos controlar se uma situação será bem sucedida ou não, ele vai se tornar uma profecia autorrealizável.

“Minha mente é meu inimigo, então eu preciso de você do meu lado. Às vezes eu só preciso de você para lutar comigo. “

Traduzido e Adaptado por Pensamento Líquido

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