Como controlar a ansiedade sem precisar de remédios?

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Medo sem motivo, insegurança, suor frio, taquicardia, sensação paralisante e angústia sem causa definida, esses são os sintomas mais comuns da ansiedade. Essa doença psíquica é caracterizada pelo sentimento de incapacidade de resolver os problemas mais simples e leva o nome de transtorno de ansiedade generalizada. Os tratamentos são pautados em remédios ansiolíticos, mas mudanças de hábitos podem sozinhos curar o problema.

Faça Terapia

Embora a ansiedade muitas vezes tenha origem genética, ela também pode ser resultado de eventos traumáticos ou conflitos internos que precisam ser tratados. É um erro investir em tratamentos que focam apenas nos sintomas físicos e não na origem da ansiedade.Por isso uma boa indicação é a terapia.

Pode ser um psicoterapeuta, um psicólogo, um terapeuta holístico, o que a pessoa melhor interpretar que possa curar seu problema. O que estabelece a qualidade do tratamento é a sua confiança no profissional.

Uma boa terapia oferece a oportunidade de você verbalizar seus problemas, conflitos, medos ajudando a mudar padrões de pensamento. Esse processo também é chamado de autoconhecimento, acredita-se que quanto mais conhecermos de nós mesmos melhor podemos lidar com nossos transtornos, inclusive o da ansiedade. Nesse tipo de tratamento, o paciente é o principal agente da cura.

Sentir ansiedade em algum momento do dia ou da semana é normal. Pode ser a preocupação com algo que está para acontecer. O nervosismo que antecede uma apresentação em público. A expectativa de receber o resultado de um exame. O que não é normal e traz muitos prejuízos é quando a ansiedade se torna exagerada, impedindo a pessoa de lidar com atividades cotidianas. Se esse quadro persiste há mais de seis meses o recomendado não é remédios logo de cara e sim a terapia.

Exercite-se

Está mais do que provado que a prática de exercícios físicos é uma ótima maneira de tratar a ansiedade.Uma boa caminhada  3 vezes por semana, por pelo menos meia hora, é um santo remédio não somente para quem sofre de ansiedade, mas também para garantir a saúde completa do organismo.

A prática de exercícios físicos faz com que sejam liberadas toxinas e a produção de seratonina (hormônio que dá sensação de felicidade) aumente. O resultado é relaxamento natural e sensação de prazer.

Para sua caminhada ter mais efeito siga as seguintes orientações:

  • Mantenha regularidade de dias e horários. É o hábito que leva aos benefícios e à cura;
  • Procure ambientes calmos próximos à natureza, como praias e parques arborizados;
  • Use o momento da caminhada para ouvir uma música relaxante
  • Hidrate-se;
  • Use o momento para meditar, pensar, questionar, conversar com seu eu.

Você deve se identificar com algum tipo de exercício seja natação, caminhada, andar de bicicleta, dançar entre várias outras opções. O importante do processo é se ocupar e não se preocupar.

Terapias alternativas

Há vários tratamentos alternativos que ajudam a curar a ansiedade sem os custos de uma terapia cara ou os efeitos colaterais dos remédios, além disso elas se diferem das terapias tradicionais que para algumas pessoas são um processo ineficaz. Algumas das tantas opções de tratamentos alternativos são:

Yoga – A Yoga é muito mais do que a prática de um exercício como também uma ideologia de vida em que  é aprendido a controlar a mente e o corpo por meio de um conjunto de técnicas respiratórias, posturas corporais e meditação.

Muito eficaz e benéfica para casos que envolvam o desequilíbrio mental e emocional, a Yoga é uma boa opção para tratar a ansiedade. Além do relaxamento, promove o aumento da flexibilidade, ajuda a fortalecer os músculos, proporcionando um aumento da vitalidade e, consequentemente, maior controle sobre o estresse.

Acupuntura –  Essa é uma técnica da medicina chinesa capaz de eliminar dores e também a ansiedade. Ela é feita por meio da aplicação de agulhas esterilizadas em pontos específicos do corpo.

Deve-se ter em mente que o tratamento difere de pessoa para pessoa e não necessariamente funciona para todos. Entre os benefícios da prática estão:

  • Sensação de tranquilidade
  • Diminuição de dores específicas
  • Reduz o potencial de ansiedade
  • Trata diferentes problemas de saúde ao mesmo tempo

Florais de Bach – Criados na década de 30, pelo médico Edward Bach, consiste em usar diferentes tipos de plantas e essências de flores para tratar estados da mente como o medo, a incerteza e a solidão.

Os florais podem ser usados para amenizar sintomas de ansiedade de forma natural e sem contraindicação, podendo ser usado por pessoas de todas as idades. Atua na limpeza de dores físicas, mentais e espirituais, proporcionando a paz interior, é preciso que seja aplicado em determinadas horas do dia e em ambiente silencioso.

Para casos de ansiedade, os Florais de Bach tratam o indivíduo em primeiro lugar, e não o transtorno em si. Agem na causa dos sintomas, buscando restaurar o equilíbrio da mente. A posologia correta é de duas a quatro gotas ao dia. Os florais mais indicados para a ansiedade são:

  • Agrimony: poderoso ansiolítico natural – Indicado para casos em que a pessoa apresenta tortura mental, infelicidade e ansiedade extrema;
  • Vervaim: usado no tratamento de pessoas que se dedicam em excesso a um projeto e não conseguem relaxar. Trata a ansiedade decorrente de busca obsessiva de objetivos;
  • Cherry Plum: floral indicado pra quem tem medo de perder o controle e fazer algo errado. Recomenda-se para ansiosos que têm medo de enlouquecer e perder a razão;
  • Honeysuckle: floral indicado para quem vive no passado e se nega a enfrentar a realidade presente;

Há vários outros florais recomendados para estados de ansiedade. O mais indicado é procurar um bom terapeuta floral para que ele receite o melhor para o seu caso.

A ansiedade é um estado psíquico e mental que deve ser tratado.  Além de consultas médicas, terapia ou métodos alternativos, uma maneira de combater a doença é buscar uma vida saudável, com alimentação equilibrada, contato com a natureza, atividades físicas e opções de lazer. Tenha calma e procure ajuda.  Utilize como inspiração o desejo de ter uma vida digna e equilibrada, ela é possível, só depende de você.

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