habilidades sociais na infancia

Desenvolver habilidades sociais em crianças as prepara para uma vida de interações mais saudáveis em todos os aspectos da vida. As habilidades sociais são uma parte integral do funcionamento na sociedade. Exibir boas maneiras, comunicar de forma eficaz com outras pessoas, ser atencioso com os sentimentos dos outros e expressar necessidades pessoais são componentes importantes de habilidades sociais sólidas. Ajudar as crianças a desenvolver essas importantes competências exige um conjunto diferente de estratégias em cada estágio do desenvolvimento.

1. Demonstre habilidades sociais para os bebês.

Os bebês gostam de interação social como é demonstrado pelos seus sorrisos e barulhos. Nessa fase, eles só estão cientes das suas próprias necessidades e desejos.

habilidades sociais na infancia, interagindo com o bebe

  • Fale com os bebês. Quando eles chorarem e fizerem barulhos, responda-os na sua língua habitual. Isso os encoraja a tentar conversar com você.
  • Incentive a consideração pelos outros. Ao responder aos seus choros e necessidades, você está ensinando os bebês a serem atenciosos para com as necessidades dos outros.
  • Dê atenção e amor. Beijar e segurar os bebês é importante para o seu desenvolvimento social. Essa é uma necessidade básica nesse estágio e não deve ser confundida com mimar uma criança com muita atenção.
  • Tenha calma perto de bebês. Um bebê chorando que te manteve acordado a noite toda pode te deixar frustrado. No entanto, respirar fundo e se acalmar antes de segurar um bebê vai modelar um ambiente social harmonioso.

2. Ajude as crianças pequenas a respeitar as pessoas e os seus bens.

Na fase entre 1 e 4 anos, as crianças têm acesso a algumas palavras e frases básicas. Eles tendem a brincar sozinhas e ainda não aceitam brinquedos ou outros pertences.
habilidades sociais na infancia, respeitar as pessoas
  • Crie um ambiente social na casa. Convide outros pais e crianças para te fazerem uma visita para expor os seus filhos a outras pessoas.
  • Ensine regras básicas às crianças pequenas. Elas podem ser compartilhar brinquedos, usar as palavras quando estiverem com raiva e ter cuidado ao tocar as pessoas e animais.
  • Recompense comportamentos positivos. Quando as crianças pequenas demonstram delicadeza e partilha, elogie-as.

3. Ajude as crianças na idade pré-escolar a alargar o seu círculo de amigos.

Os pré-escolares podem expressar seus sentimentos em palavras e devem ser encorajados a fazer amizade com outras crianças.

habilidades sociais na infancia, interação social

  • Organize eventos sociais para os pré-escolares. Para aumentar a interação social do seu filho na idade pré-escolar, organize festas na sua casa. Compareça a reuniões com outros pré-escolares presentes e convide os seus vizinhos para levarem os seus filhos da mesma idade para a sua casa.
  • Ensine os pré-escolares a usar palavras ao invés de bater. Explique por que isso é importante. Destaque como alguém se sente depois de apanhar e incentive os pré-escolares a pedir desculpas se tiverem ferido os sentimentos de outra criança.
  • Incentive os pré-escolares a falar sobre os seus sentimentos. Peça para explicarem como eles se sentem perto de outras crianças e ajude-os a encontrar as palavras para descrever seus sentimentos.

Leia também: Como criar uma criança sem deixá-la mimada

4. Desenvolva habilidades sociais em crianças em idade escolar.

Quando as crianças vão à escola, elas têm um ambiente interno que as expõe a oportunidades de interagir com outras, dividir os brinquedos e se comunicar com outras pessoas sobre os seus sentimentos e necessidades.

habilidades sociais na infancia, interação social

  • Mostre boas maneiras. As crianças observam e imitam os adultos. Ensine-as habilidades sociais dando um exemplo positivo e cumprimentando as pessoas calorosamente. Falar respeitosamente com os outros em momentos de conflito vai ensinar as crianças a fazerem o mesmo.
  • Exponha as crianças a técnicas eficazes de resolução de problemas. Quando ocorre um conflito entre as crianças, intervenha para perguntar como cada uma está se sentindo. Incentive as crianças a expressar os seus sentimentos uma para a outra e ofereça soluções para resolver o conflito.
  • Ensine as crianças a apreciar as qualidades e diferenças de cada uma. Crie oportunidades para as crianças mostrarem seus talentos e pontos fortes, e incentive um ambiente no qual elas elogiam uma à outra pelos pontos fortes e desempenho positivo.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Insira seu nome aqui