Logo que nasce, o bebê tem um ritmo próprio, que é diferente da rotina de crianças maiores. A quantidade de sono também varia conforme a idade, e há motivos que levam psicólogos e pediatras a insistirem que os pimpolhos devem dormir cedo. Você sabe quais são eles?

Eles têm que dormir cedo para repor as energias liberadas de dia e para que a reposição do hormônio do crescimento possa agir no organismo no período noturno. A sedimentação da memória e a restauração celular também acontecem no sono.

Outro ponto a ser considerado é que uma boa noite de sono garante disposição tanto para o aprendizado quanto para tarefas motoras. Saiba como regular o relógio biológico do seu filho.

Entenda o relógio biológico

Convém compreender que o organismo é regulado pelo relógio biológico. A periodicidade de 24 horas ao dia em nossas vidas é chamada de ritmo circadiano, expressão que significa “cerca de um dia”.

O recomendado é que as crianças estejam na cama até as 22h

Até os 3 meses de idade, o bebê tem um ritmo conhecido como ultradiano, menor que 20 horas. A transição para o das crianças só vai ocorrer de acordo com as mudanças e a evolução de seus sistemas neurológico e endócrino, por exemplo.

“O hormônio do crescimento tem um ciclo circadiano com pulsos maiores à noite, então a criança precisa dormir cedo, antes das 22 horas, para que atinja seu potencial de desenvolvimento”, explica Tadeu Fernando Fernandes, diretor do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Segundo ele, até para os adultos é indicado dormir por volta das 22 horas, pois o cortisol, hormônio que ativa o corpo para um dia de trabalho, tem seu pico às 8 horas.

Como fazer a criança dormir cedo

“Estudos mostram que as crianças que não dormem cedo apresentam problemas na vida adulta, dentre eles, obesidade”, acrescenta Kátia. Ela conta que pequenos com sono comprometido chegam ao consultório com queixas de irritabilidade, falta de concentração e dificuldade de aprendizado.

Para dormir cedo, a dica dos especialistas é desacelerar o ritmo da casa uma hora antes da ida para a cama. Não é recomendado estimular o uso de eletrônicos nesse horário, pois os aparelhos tiram o sono das crianças.

“Colocar pijama, escovar os dentes, deitar na cama, agradecer pelo dia vivido e ouvir uma história faz parte do ritual do sono”, exemplifica a psicóloga. A rotina de dormir cedo deve ser mantida respeitando-se a necessidade da criança. Não há uma idade limite para acabar com essa medida, mas o ideal é iniciar desde quando o pequeno ainda é bebezinho.

Fonte: http://vivomaissaudavel.com.br

 

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