O século XX foi um período marcante de grandes mudanças em toda a estrutura econômica, politica e da sociedade como um todo em nível mundial.   Essa etapa  também ficou conhecida como “Século Sangrento” devido as grandes guerras mundiais, massacres, genocídios e mortes em massa em diversas partes do globo terrestre. De maneira geral houve grandes mudanças, tendo como alguns nomes de destaque: Sigmund Freud, Albert Einstein, Adolf Hitler, Henry Ford, Martin Luther King, Mahatma Gandhi e outros.

Convém lembrar que tudo o que vemos hoje em tecnologia, desenvolvimento e evolução em todas as áreas têm raízes no século XX, onde surgiram as maiores invenções que revolucionariam tanto para o bem quanto para o mal o futuro que estamos vivendo e o que ainda está por vir.  Abaixo uma breve descrição de algumas dessas grandes descobertas:

1 – Avião: Um brasileiro entraria para a história como o inventor do primeiro avião. Alberto Santos Dumont foi o responsável pela criação do 14 Bis conhecido também como ‘Oiseau de Proie’, que em francês significa ‘Ave de Rapina’. A primeira demonstração de voo foi realizada em 12 de novembro de 1906 em Paris, na França e acompanhada por uma multidão de pessoas espantadas e documentada pela presença da imprensa europeia. O que levou o 14 Bis a ser considerado o primeiro avião foi a sua capacidade em realizar um voo completo e de decolar e pousar sem a utilização de uma rampa para lançamento. Ao ver a sua invenção seu utilizada durante a Primeira Guerra Mundial, Santos Dumont entraria em profunda depressão e cometeria suicídio em 1932.

2 – Máquina de lavar roupas: Lavar roupas era a tarefa mais árdua que as donas de casa enfrentaram durante séculos. Em 1858 Hamilton Smith patenteou uma máquina de lavar rotativa, e logo após novos modelos foram surgindo. Essas primeiras máquinas eram acionadas manualmente, mas as versões a motor, de combustão ou elétrico, não demoraram a surgir. Porém, foi só no começo da década de 1900 que a Hurley Company criou a primeira máquina de lavar elétrica produzida industrialmente. A máquina foi projetada por Alva Fisher, tinha uma pioneira caixa de engrenagens auto reversível que impedia que as roupas se compactassem durante a lavagem. Porém, como só as famílias ricas tinham eletricidade naquela época, e sendo ricas todas tinham uma empregada, a máquina demorou a ser aceita na sociedade. A disseminação da eletricidade trouxe consigo a máquina de lavar, que hoje é um componente indispensável do arsenal doméstico.

3 – Sinal de trânsito: O semáforo foi colocado pela primeira vez em 1868 em ferrovias, mas apenas em 1914 ele foi implantado em autoestradas em Cleveland nos Estados Unidos, a invenção do semáforo de duas cores cujo acende-e-apaga obedecia ao controle de guardas que se revezavam no local, se deve a Lester Wire, a luz amarela foi implantada apenas em 1917 e o semáforo automático criado por Garret Morgan em 1923, e depois teve seus direitos vendidos à General Electric.

4 -Carro de combate: Popularmente conhecido como tanque de guerra, os carros de combate foram, são e serão por muito tempo as armas mais eficientes para assalto terrestre. Os três tradicionais fatores que determinam a eficácia de um tanque são: poder de fogo (um canhão central de alto calibre somado a uma metralhadora acoplada sobre o carro), mobilidade (um par de esteiras que permitem atravessar terrenos difíceis em altas velocidades) e proteção (blindagem extremamente reforçada que apenas são danificadas por munições especiais). Os principais inimigos de um carro de combate são as minas, que atacam por baixo, onde a blindagem é bastante inferior, alguns aviões e helicópteros também foram desenvolvidos especificamente para este tipo de ação. Os primeiros carros armados da história surgiram em 1914 da empresa Rolls-Royce, patrocinado por Winston Churchill, apenas em 1915 o primeiro tanque foi testado.

5 – Internet: A Internet se origina de um projeto chamado Arpanet desenvolvido nos Estados Unidos durante a Guerra Fria pelo seu Departamento de Defesa norte-americano. A disputa existente entre União Soviética e Estados Unidos estimulou o desenvolvimento tecnológico, qualquer nova invenção poderia ser uma vantagem em relação ao inimigo. Nesse período havia uma intensa rede de espiões dos dois lados, assim os militares americanos viram a necessidade de criar um sistema de proteção aos dados secretos do governo. Eles pensavam que se houvesse um ataque ao Pentágono todas as informações secretas mantidas ali poderiam desaparecer. Para evitar que isso ocorresse em 1969 foi criado um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original.

6 – Bomba atômica: No início da década de 1940 com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, os países envolvidos no conflito viram a necessidade de criar cada vez mais armas super potentes que fossem capazes de destruir o inimigo. Sendo assim pesquisadores europeus utilizando se das teorias desenvolvidas por Albert Einstein de que um átomo quando em contato com outro poderia gerar uma grande quantidade de energia e promover uma explosão atômica capaz de destruir a humanidade desenvolveram a bomba atômica. O seu poder de destruição foi mostrado ao mundo em 1945 quando os Estados Unidos às lançaram respectivamente sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, matando cerca de 350.000 pessoas.

7 – Celular: Atualmente o uso do celular se tornou uma febre mundial, o seu rápido aperfeiçoamento no decorrer dos anos fez com que esse aparelho exercesse diversas funções e se tornasse indispensável para a maioria das pessoas. O primeiro aparelho foi desenvolvido pela Ericsson em 1956, mas transportá-lo não era assim tão fácil, os primeiros celulares pesavam em média quarenta quilos e o alto custo em sua produção dificultou a sua popularização. Já em 1973 a Motorola lança um aparelho mais acessível pesando cerca de um quilo e medindo vinte e cinco centímetros de comprimento e sete de largura, a primeira chamada móvel foi realizada na cidade de Nova York. O primeiro celular chegou ao Brasil em 1990.

8 – Televisão: A invenção da televisão não foi um processo muito rápido, o tubo televisivo foi criado em 1923 por Vladimir Zworykin um inventor russo que morava nos Estados Unidos. Mas a primeira transmissão ocorreria apenas em 1928, a má qualidade das imagens assemelhava o televisor aos rádios. Em 1935 o aparelho fez as primeiras transmissões pra valer, no entanto só poderia ser assistida em salas públicas.

9 – Antibióticos: O médico Alexander Fleming descobriu no início dos anos 20 descobriu que um fungo de nome Penicillium notatum impedia a evolução das bactérias. Sua descoberta levaria a criação da Penicilina, o primeiro antibiótico. Essa invenção revolucionaria o mundo da medicina a partir dos anos 40 quando passou a ser produzida em larga escala para fins terapêuticos.

 

Referencias:
20 Grandes Invenções e Avanços Tecnológicos do Século XX
As Grandes Invenções do Século XX

SHARE
Douglas Henrique Reginato
Graduado em Administraçao de Empresas (Uenp) . Pós graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (Unopar - PR). MBA em Marketing Estratégico voltado a lucratividade (Unifil Londrina). Gosto de musica clássica e leio livros e revistas dos mais variados temas. Procuro ampliar minha visão de mundo e contribuir de alguma forma com a sociedade. Sou um eterno estudante.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here