Universo_dos_olhos

O olho humano tem um diâmetro médio de 24 milímetros e pesa apenas cerca de 7,5 gramas. Ele é composto por 6 gramas de água e 1,5 gramas de tecido celular. Materiais de custo baixo para uma câmera tão potente e cheia de vida. Ainda não se conseguiu explicar até os últimos detalhes exatamente como os dois órgãos em forma de bolas de gude fazem para projetar uma imagem tão perfeita do mundo ao nosso redor em nossas consciências. Nossos olhos funcionam como uma câmera na qual inúmeras partes trabalham juntas de uma maneira perfeita. Isso é uma boa notícia, pois a visão é o nosso sentido mais importante.

O universo dos olhos é imenso, intrigante, curioso e foge ao nosso entendimento limitado o que eles significam. A visão é um dos sentidos que a maior parte das pessoas possui e que é útil a todo o momento. Só um ser Supremo, Perfeito e Sábio como Deus poderia ter projeto o ser humano como somos e dado aos mesmos um par de inefáveis olhos.

A visão que nos é possibilitada através dos olhos permite enxergarmos coisas objetivas e subjetivas, concretas e abstratas, expostas e ocultas. A profundidade, efeitos e interpretações de olhares são imensos e foge do alcance de qualquer cientista, pesquisador ou observador a possibilidade de mensurar os infinitos sentimentos e expressões sinalizadas através deles. Abaixo uma pequena analise dos olhares:

Olhos de Deus: A Bíblia cita os “sete olhos de Deus” que tudo veem, observam e julgam sobre a Terra e o Universo. O Ser supremo Onisciente, Onipresente e Onisciente realmente é digno de respeito, honra e veneração;

Olhos de fome: Esses são indiscutíveis. Lembro-me bem certa vez que estava abrindo um sorvete desses de Cone trufado em um dia calorento. No mesmo instante passava na rua um menino simples que parou na minha frente e pediu educadamente um pedaço. O olhar do garoto foi tão expressivo que eu sinceramente desanimei de comer o sorvete e entreguei para ele inteiro sem nenhuma mordida. Os olhos da fome/vontade me desequilibraram e me fizeram refletir por alguns minutos…

Olhos de compaixão: olhar com compaixão do próximo sem nenhum julgamento;

Olhos de ira: olhares fuzilantes e altamente intimidadores;

Olhos de emoção: olhares simplesmente sinceros;

Olhos de vitória: satisfação por ter alcançado algum objetivo, meta ou realizado um determinado desejo;

Olhos de vingança: expressam a sede vingativa por algo já passado e atormentador;

Olhos críticos: olhares que ajudam a melhorar uma empresa, Governo, Instituição ou a nós mesmos como seres humanos. Olhar as coisas com certo grau crítico é bem construtivo e traz bons resultados.

Olhos perversos: exprimem toda malícia e sentimentos do tipo presentes no Homo Sapiens;

Olhos encantadores: transmitem o encanto, carisma e bondade de um ser vivente;

Olhos claros: são realmente bonitos, principalmente os azuis. Meu pai tem, mas eu não.

Olhos doentes: expressam a doença, palidez e desânimo;

Olhos vaidosos: refletem o Ego exagerado, a soberania e sentimento de superioridade em relação aos demais;

Olhos observadores: olhares silenciosos que comunicam com a mente na velocidade da luz;

Olhos geniais: observação, racionalidade e surgimento de ideias de alto nível.

CURIOSIDADES SOBRE OS OLHOS

1) As córneas humanas são tão parecidas com as córneas dos tubarões que os órgãos dos animais já foram usados na reposição de olhos humanos;

2) Humanos e cães são os únicos seres de que se tem notícia a procurar evidências visuais nos olhos de outro indivíduo. Porém, os cães só fazem isso com os humanos;

3) É impossível espirrar de olhos abertos;

4) As pupilas dilatam e podem chegar a aumentar até 45% quando você olha para alguém que ama;

5) Todos os bebês nascem daltônicos, ou seja, eles não têm capacidade de distinguir cores;

6) Nossos olhos conseguem diferenciar 500 tons de cinza diferentes;

7) 1 em cada 12 homens é daltônico;

8) Cada olho tem 107 milhões de células, e todas elas são sensíveis à luz;

9) Por baixo do pigmento marrom, os olhos castanhos são azuis. Existe até mesmo um procedimento a laser capaz de fazer com que os olhos castanhos passem a ser permanentemente azuis;

10) Existem pessoas que nascem com um olho de cada cor – esse fenômeno se chama heterocromia.

Referencias:
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/
https://www.megacurioso.com.br
https://brasilescola.uol.com.br

Compartilhar
Douglas Henrique Reginato
Graduado em Administraçao de Empresas (Uenp) . Pós graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (Unopar - PR). MBA em Marketing Estratégico voltado a lucratividade (Unifil Londrina). Gosto de musica clássica e leio livros e revistas dos mais variados temas. Procuro ampliar minha visão de mundo e contribuir de alguma forma com a sociedade. Sou um eterno estudante.

2 Comentários

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Insira seu nome aqui