Quer saber para qual Círculo do Inferno você vai? É simples: você está destinado ao nível correspondente ao seu pecado mais grave. Veja abaixo os principais perfis de pecadores (ordenados do pecado mais leve ao mais grave) e descubra o que Satanás está preparando para você.

Dante: Divina Comédia, década de 1480 Sandro Botticelli (Itália, 1445-1510)

1. Tarados

A luxúria é considerada o mais leve dos pecados. Mesmo assim, a punição reservada aos luxuriosos não é brincadeira: conforme Dante, quem é fã dos prazeres carnais será arrastado pelo vento e arremessado contra as rochas do mundo subterrâneo por toda a eternidade.

2. Gulosos

Se o seu pior defeito é a gula, o seu Círculo é o terceiro. Lá, os gulosos são bombardeados por chuva, granizo e neve negra. E, ao que parece, não ganham nada para comer.

3. Mãos-de-Vaca

Sim, ser pão-duro é pecado. A punição dos avarentos é carregar pedregulhos por uma encosta íngreme, e para sempre.

4. Estouradinhos

Se você é dado à violência, pode até se considerar sortudo: a sua punição, no Inferno, é fazer o que você mais gosta: brigar. Os irados se reúnem no rio Styx para um interminável Clube da Luta. Será que você aguenta essa?

5. Ladrões e Traficantes

Tiranos poderosos e reles assaltantes são alojados no mesmo local no Sétimo Círculo, mergulhados em um rio de sangue borbulhante. Agora, se você já cometeu algum furto, prepare-se para ser eternamente perseguido e mordiscado por lagartos. E se você é traficante, aproveite para beber toda água que puder enquanto há tempo. Sua punição será a sede eterna.

6. Sedutores

Ainda mais grave que a luxúria, a sedução consiste em induzir outras pessoas ao pecado carnal. Aos garanhões e às moças sedutoras, resta marchar sem descanso pelo Inferno sob as chicotadas dos demônios.

7. Sodomitas

Curiosamente, cobrar juros e praticar sexo anal dão no mesmo para o Diabo, pois a punição para sodomitas e agiotas é a mesma: arrastar-se por um deserto escaldante, sob uma chuva de fogo, para sempre.

8. Gastadores e Suicidas

Você adora fazer compras, ou se suicidar? Sua punição será a mesma: ser transformado em árvore, só para ser diariamente dilacerado por Harpias (monstros míticos com corpo de ave e rosto de mulher).

9. Mentirosos

Existem várias maneiras de se mentir, e cada uma delas possui um setor exclusivo no Inferno. No Círculo das Fraudes, os pecadores são separados em dez diferentes valas de acordo com o gênero de suas mentiras. Os hipócritas, por exemplo, são obrigados a vestir e carregar para sempre um pesadíssimo manto de chumbo. Os criadores de intrigas sofrem ainda mais: todos os dias, são trespassados por uma espada do queixo à virilha. Já os falsários são condenados a passar a eternidade sofrendo de febre e enxaqueca. E se você costuma ser puxa-saco de alguém, prepare-se: a punição será um mergulho perpétuo em excremento humano.

10. Adivinhos

Evidentemente, ver o futuro é um pecado. Pode até ser um dom, mas os adivinhos acabam no Círculo 8, e suas cabeças são contorcidas até ficarem viradas para trás. E trate de se acostumar: dor de torcicolo é um inferno!

11. Não-Católicos

Há uma certa confusão quanto ao destino dos não-católicos. Embora Dante tenha estabelecido o Limbo como o Primeiro Círculo do Inferno, onde os não-católicos virtuosos deveriam passar a eternidade suspirando, o papado declarou a abolição deste Círculo no século XXI e, agora, ninguém mais sabe onde foram parar personalidades como Platão e Buda. Já os não-católicos que não têm renome são habitualmente tomados como hereges ou blasfemos: os primeiros são condenados a queimar eternamente em uma sepultura de pedra incandescente, e os últimos são punidos junto aos usuários e sodomitas.

12. Traidores

A traição é considerada o mais grave dos pecados. Por isso, o nono e último Círculo do Inferno é dedicado a ela. Ele é dividido em quatro esferas correspondentes aos quatro tipos de traição: de parentes, da pátria, de hóspedes e de benfeitores. A punição para todos esses traidores é a mesma: ficar mergulhado em um lago congelado para sempre. É a gravidade da traição que irá determinar a profundidade do mergulho no gelo. Aos traidores VIP (entre eles, celebridades como Judas e Brutus) resta um lugar de honra, onde são devorados eternamente pelo próprio Demônio.

 

Compartilhar
Paulo Cichelero
Eterno estudante de tudo, Paulo é especialista em coisas que não lhe dizem respeito

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Insira seu nome aqui