A procrastinação é um hábito perigoso que geralmente resulta em estresse, sensação de culpa e frustração. Veja a seguir algumas dicas para melhorar a sua rotina e não deixar mais todas as tarefas para serem feitas de última hora

Para muitos, se concentrar em uma tarefa já é algo difícil por si só. Internet, televisão e videogames são algumas das distrações que deixam essa missão ainda mais impossível. Por isso, o ideal é procurar um cantinho onde você não tenha distrações para que as coisas fluam de maneira mais fácil.

Quando estiver trabalhando ou estudando em um computador, faça a tarefa mais importante primeiro. Não comece seu dia lendo uma página da web ou navegando na Internet. Cuide da coisa mais importante primeiro!

Analise as tarefas que você tem para fazer de acordo com suas prioridades e dedique-se a uma delas por vez. Fazer várias atividades ao mesmo tempo passa uma falsa impressão de produtividade, quando a realidade é que você não está se dedicando por completo a nenhuma das coisas que está fazendo.

Fazer as coisas mais fáceis primeiro pode ser mais rápido e mais prazeroso, mas se você seguir sempre essa lógica de deixar o que for mais difícil para depois o peso na sua consciência só irá aumentar conforme o tempo for passando.

Com suas prioridades definidas, estabeleça prazos para cada uma delas. Assim, você não correrá o risco de ter que se desdobrar para fazer uma ou mais tarefas em um dia porque precisa entregá-las no dia seguinte.

Depois de definir quais tarefas você vai fazer em um determinado dia, estabeleça também um horário para cada uma delas. Seguindo a ideia de estudar Cálculo das 10 às 13h ao invés de estudar Cálculo por 3 horas, por exemplo, você não terá como deixar todas as suas tarefas para o fim do dia

Uma tarefa atrasada do dia anterior prejudica o andamento de todas as outras do dia seguinte. Anotando todas elas em um mesmo calendário ou agenda você perceberá mais facilmente como seus afazeres estão conectados de alguma forma

O calendário que você planejou pode acabar não se encaixando muito bem com a sua rotina, e isso não é um problema. Mas não use isso como desculpa para abandoná-lo: reavalie suas prioridades e disponibilidade de horários e tente adaptá-lo de maneira que tudo se encaixe de acordo as suas necessidades.

Trabalhar com um sistema de recompensas pode ser bastante motivador. A cada tarefa que for realizada, você pode, por exemplo, se presentear com a sua comida ou bebida preferida ou até mesmo assistir a um filme. O importante aqui é saber medir quando parar, ou o próprio sistema de recompensas acaba se transformando em procrastinação.

Caso se encontre divagando em uma tarefa, pare cinco minutos para relaxar e volte para o que estava fazendo

Use a regra dos 2 minutos. É surpreendente como temos diversas tarefas em nossa lista de afazeres que podem ser feitas em menos de 2 minutos. Por exemplo, lavar seu prato após o almoço ou jantar, tirar o lixo, arrumar sua mesa de trabalho antes de ir embora, enviar um email e assim por diante. Se vai levar menos de 2 minutos para ser feita, simplesmente faça!

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