Psicoterapia a distância, via Skype. O que você acha disso?

0
2

A consulta com psicólogos pela internet vem se espalhando pelo país nos últimos anos. Autorizada pela resolução nº 012/2005 do CFP (Conselho Federal de Psicologia), a prática chamada “orientação psicológica” permite que maiores de idade façam sessões pelo Skype ou qualquer outra ferramenta de bate-papo online, para que o profissional aconselhe de forma pontual. O  CFP, regulamentou a psicoterapia mediada por computador (Skype), restringindo a 20 atendimentos ou eventuais atendimentos em trânsito (quando você não pudesse ir fisicamente, poderia ser atendido por Skype).

Os consultórios interessados têm que ter seu site devidamente cadastrado, aprovado e alinhado pelas normas do CFP. Os sites devem apresentar um selo de certificação concedido pelo CFP na página inicial. No próprio site do conselho há um link com a relação de sites que pediram autorização para funcionar. Lá, é possível conferir o status de cada site: aprovado, em renovação ou expirado.

Vejamos alguns prós e contras de realizar o atendimento a distancia.

Prós:

  • A disponibilidade de tempo pode ser um facilitador, pois terapeuta e cliente não ficam restritos ao horário de funcionamento da clínica. Existe a conveniência em não ter que sair de casa, evitar trânsitos e encontrar vagas de estacionamento.
  • A privacidade e redução de estigmas também estão presentes, já que o cliente não tem que encontrar outros usuários ou entrar em uma clínica.
  • Acessibilidade também é um benefício, pois o acesso a um psicólogo para quem antes não tinha essa possibilidade, como por exemplo, brasileiros expatriados que desejam dialogar em sua língua materna e o interlocutor entenda sua cultura.
  • Outro ponto positivo refere-se ao custo. Geralmente, o investimento em atendimento on-line é menor para o cliente, mas especialmente para o terapeuta, que não precisa, necessariamente, alugar ou mobiliar um consultório.

Contras:

  • Atendimento em casos de possível suicídio pode restringir (e muito) as opções do terapeuta. Nesses casos, o atendimento on-line deve ser focado em sensibilizar o cliente a procurar um psicólogo presencial.
  • A comunicação não verbal fica prejudicada. O contato olho a olho jamais ocorre, já que ambos estão olhando para a tela do computador. O silêncio, tão comum e rico de significado na terapia tradicional, é substituído pelo ruído do computador. O entrar em contato com os sentimentos pode acontecer de forma superficial, buscando mais argumentos racionais do que emocionais.
  • Algumas interferências na conexão podem atrapalhar.

E você faria psicoterapia a distância? vote em nossa enquete logo abaixo

Você faria psicoterapia a distância? (via skype ou qualquer outra ferramenta de bate-papo online)

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe uma resposta