O terrorismo tornou-se o grande fenômeno e motivo de preocupação global mais expressamente no inicio do século XXI. Essa era teve início notável após os ataques às torres gêmeas em 11 de Setembro de 2001 em Nova York. Após esses ataques o mundo todo entra numa espécie de “guerra ao terror”. Passados 10 anos, em 02/05/2011, Osama Bin Laden, o responsável por esses ataques foi capturado e morto no Paquistão por agentes da CIA (Agência de Inteligência Americana).

Como definir terrorismo? É o ato de provocar terror nas pessoas através do uso da violência física ou psicológica, com o intuito de intimidar uma sociedade e impingir ideologias fundamentalistas, sejam elas políticas, religiosas ou de outra natureza.

No início do século XXI, principalmente após os ataques terroristas aos EUA, no ano de 2001, estudiosos classificaram o terrorismo em quatro formas:

  • Terrorismo revolucionário: surgiu no século XX e seus praticantes ficaram conhecidos como guerrilheiros urbanos marxistas (maoístas, castristas, trotskistas e leninistas);
  • Terrorismo nacionalista: fundado por grupos que desejavam formar um novo Estado-nação dentro de um Estado já existente (separação territorial), como no caso do grupo terrorista separatista ETA na Espanha (o povo Basco não se identifica como espanhol, mas ocupa o território espanhol e é submetido ao governo da Espanha);
  • Terrorismo de Estado: é praticado pelos Estados nacionais e seus atos integram duas ações. A primeira seria o terrorismo praticado contra a sua própria população. Foram exemplos dessa forma de terrorismo: os Estados totalitários Fascistas e Nazistas, a ditadura militar brasileira e a ditadura de Pinochet no Chile. A segunda forma constituiu-se como a luta contra a população estrangeira (xenofobia);
  • Terrorismo de organizações criminosas: são atos de violência praticados por fins econômicos e religiosos, como nos casos da máfia italiana, do Cartel de Medellín, da Al-Qaeda, Estado Islâmico, etc.

terrorismo_no_brasil

Eu, simples ser humano e com visão limitada de mundo tenho algumas classificações também quanto ao terrorismo. Segue abaixo:

Terrorismo político: tipo muito comum de terroristas que se aproveitam do posto alcançado através de votos ou mesmo por ditaduras que acabam se perpetuando no poder. Essa modalidade de terrorismo é comum na maioria dos países, onde se pagam dezenas de impostos e não tem retorno em forma de educação, saúde, segurança e qualidade de vida para a população. É necessário somente alcançar o cargo político, sentar-se em uma cadeira, ter uma caneta e microfone à disposição e se render à corrupção e ao próprio ego;

Terrorismo da mídia: tipo de fácil percepção e presente no dia a dia das pessoas. Nessa modalidade uma série de personagens sejam eles apresentadores, atores, jornalistas, comunicadores e publicitários aplicam as mais diversas facetas e o poder de influência para conduzir a grande massa (principalmente os que têm menos acesso a informação e sem espírito crítico) a pensar, vestir, comer, comprar e agir conforme determinação dos mesmos;

Terrorismo ambiental: nessa modalidade estamos todos envolvidos de alguma forma. A responsabilidade pela destruição do meio ambiente é visível com a poluição do solo, rios, centros urbanos e o desmatamento desenfreado. As consequências do efeito estufa e aquecimento global estão cada vez mais nítidas e afetam violentamente o globo terrestre, como vemos com as enchentes, secas, furacões e fenômenos diversos na natureza ainda sem explicação.

Finalizo deixando as seguintes questões: O terrorismo é tão nítido quanto imaginamos? Devemos temer somente os grupos declarados terroristas? As ameaças são imprevisíveis e fogem do nosso alcance ou temos algum meio de evita-las? Como cada um de nós pode ajudar no combate ao terrorismo nas suas diversas formas? Pense seriamente nisso.

Referencias:
https://www.significados.com.br/terrorismo/
http://brasilescola.uol.com.br/historia/terrorismo.htm

SHARE
Douglas Henrique Reginato
Graduado em Administraçao de Empresas (Uenp) . Pós graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (Unopar - PR). MBA em Marketing Estratégico voltado a lucratividade (Unifil Londrina). Gosto de musica clássica e leio livros e revistas dos mais variados temas. Procuro ampliar minha visão de mundo e contribuir de alguma forma com a sociedade. Sou um eterno estudante.

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here