Devido à pandemia de corona vírus que agora também atinge o Brasil, é importantíssimo ficarmos em casa o mais que pudermos. Contudo, a situação gera ansiedade, medo e até desespero.
E como enfrentar?
■ Faça o que tem de ser feito: tome as medidas de segurança( ficar em casa, lavar as mãos, ter à disposição luvas e máscara, se for necessário).
■ Não ultrapasse seus limites emocionais. Quando notar que está ficando muito mexido com as notícias da TV, afaste-se delas, dê um tempo para si mesmo.
■ Seja racional e coloque a atenção no agora. Não se deixe levar por pensamentos catastróficos, antecipando fatos ruins que talvez nem venham a acontecer com você, sua família ou a sociedade como um todo.
■ Cuide-se. Faça alongamento e tome água.
■ Aproveite o tempo. Assista aquele filme que não teve tempo de ver ainda.
■ Leia o livro que ficou esquecido nas férias.
■ Dedique seu tempo e seu pensamento à sua casa. Observe coisas que você possa melhorar sem precisar, para isso, sair ao comércio.
■ Cultive carinho, atenção e amor. Se puder estar em contato com sua família enquanto estiver em casa, dê preferência a jogos não eletrônicos em que, entre um lance e outro, possam também conversar.
■ Brinque com seus filhos. Se puder ter contato com seus filhos, dedique um tempo para brincar com eles, pois, certamente, ficarão muito felizes com isso.
■ Mantenha seu equilíbrio emocional.Tente distanciar-se do que lhe traz ansiedade. Cultive o que lhe traz prazer e paz.
Consumir-se em tristeza e desamparo não ajudará a ninguém nesse difícil momento.
Tente estar bem, só assim você poderá ajudar alguém. É assim, cuidando de si para depois cuidar do outro, é que seguiremos fortes até o final desse difícil momento.